Wal-Mart e o meio ambiente

O grupo Wal-Mart por muitos anos foi visto como um vilão pelos ambientalistas , vem com ações de uso imediato mostrando que é possível sim um dos grandes mundiais , promover o consumo consciente no seu universo de abrangência .

O primeiro passo foi a manifestação de repúdio deles aos pecuaristas que estavam desmatando a a Amazônia na criação de gado , por consequencia , as empresas que utilizavam matéria-prima oriundas desta criação de gado, deixaram automaticamente de serem clientes do Wal-Mart.

Além disto, ainda há campanha Saco é um Saco , que busca conscientizar junto com o Ministério do Meio Ambiente sobre o dano que as famigeradas sacolinhas plásticas causam no meio ambiente e sobre a importância da redução das mesmas e do uso de sacolas retornáveis.

A empresa anunciou ontem seus planos para desenvolver um índice mundial de produto sustentável durante a reunião com 1,5 mil de seus fornecedores e líderes de sustentabilidade em sua matriz, nos Estados Unidos. O índice estabelecerá uma única fonte de dados para a avaliação da sustentabilidade dos produtos.

A iniciativa terá três fases, começando com uma pesquisa com seus mais de 100 mil fornecedores em todo o mundo. A pesquisa tem 15 perguntas que servirão como ferramenta para que os fornecedores do Wal-Mart avaliem seus próprios esforços em relação à sustentabilidade. As perguntas estarão distribuídas em quatro áreas de atenção: energia e clima; eficiência de materiais; recursos naturais, e pessoas e comunidade.

Juntando isso com a idéia do Pacto, haverá garantias de que os produtos tenham um ciclo mais sustentável - de todos os fornecedores. Como o Wal-Mart é uma das maiores redes de supermercados do mundo, nenhum fornecedor vai querer ser deixado de fora.

Segundo a empresa, o passo final no desenvolvimento do índice será traduzir as informações em uma graduação simples para os consumidores sobre a sustentabilidade dos produtos. Isso trará aos consumidores transparência quanto à qualidade e o histórico dos produtos aos quais eles não têm acesso hoje.

No Brasil, o primeiro passo, que envolve o envio das 15 perguntas para uma seleção de fornecedores da empresa no país terá início já no próximo mês.

Ou seja será possível , você optar por produtos que comprovem índices mais altos de práticas sustentáveis.




Seja o primeiro a comentar!