Um rato ecológico !


Imagine você na frente do seu PC por várias horas , de repente bate aquela fadiga , você sai da frente do computador e não deliga ele , pois você só vai dar um tempo na atividade, você deixa o PC ligado ou o desliga ?

Para muitos colocar o PC em modo de espera é a melhor e lógica opção, afinal de contas , dependendo da máquina , desligar e esperar por todo o processo de inicialização é quase um parto ! Agora imagine a praticidade de por o PC em modo de espera num simples click no mouse !

O Eco Mouse possui um botão central verde que ao ser clicado , coloca o PC de modo espera automaticamente .Além disto , o ratinho possui um software que calcula a quantidade o quanto de CO2, energia e dinheiro que você economizou deixando o computador em stand by !

Além de bonito, e de ajudar o planeta o Eco Mouse custa cerca de R$ 50,00 !

fonte : G1

Continue lendo...

Vai um gole de xixi ?Ops, digo :água.

Este post bem que poderia estar no Alterados e Sequelados pela primeira impressão que temos ao ver alguém nos oferecer um copo de xixi "reciclado" para água potável !Mas graças ao invento do argentino Leonardo Manavella, a escassez de mundial de água estará resolvida uma mijada !

Pois é para isto que serve o Agua H2O, ele transforma urina animal e humana na mais pura água para beber. Através de um processo de "Carbono Ativado", o xixi perde toda as suas caracteristicas (cor e dor) voltando a ser água pura .Para beber é só apertar dois cilindros e pronto, é só beber no próprio equipamento a água!

Vejam nestas imagens como o equipamento funciona :



Hum.... já pensou se não der certo ?! Como diz a minha avó : O que não mata ,engorda !

Fonte: Revista Superinteressante



Continue lendo...

Os bichos te ensinam a preservar o planeta

Vejam neste vídeo uma prática lição deste urso polar e deste pinguim, as vantagens do uso de lâmpadas e equipamentos com uma eficiência energética melhor :






Além de ajudar o planeta, você economiza um bom troco na sua fatura de energia elétrica, isto porque as lâmpadas comuns ou incandescentes possuem um filamento de tungstênio dentro do seu bulbo de vidro, a energia passa por este filamento , como ele é muito fino, este oferece uma maior resistência a energia elétrica que é transformada em calor que por sua vez faz com que o filamento fique "branco" gerando assim a luz por incandescência.Mas veja bem , todo este calor não é 100% transformado em luz, parte dele é desperdiçado, logo você desperdiça energia elétrica também .

Já as lâmpadas fluorescentes , funcionam através de reações químicas ativadas pela energia elétrica entre os elementos químicos que estão no interior de seu bulbo ou tubo de vidro.Elas geram bem menos calor que as lampadas incandecentes , para se ter uma noção, uam lampada fluorescente de 15watts gera a mesma quantidade de uma incadescente de 60 watts.

Pense nisso !

Continue lendo...

A sustentabilidade insustentável !


A nova consciência ambiental, surgida no bojo das transformações culturais que ocorreram nas décadas de 60 e 70, ganhou dimensão e situou o meio ambiente como um dos princípios fundamentais do homem moderno.Mas passados 37 anos da criação do dia Internacional do Meio Ambiente , ainda corremos atrás do prejuízo das gerações passadas e tentando corrigir as ações do presente.

Muito se fala em sustentabilidade, o termo virou slogan da demagogia dos discursos politicamente corretos, e não obstante a isto, um aliado do marketing .E também não é para menos, nossos problemas ambientais tomaram proporções mundiais nas últimas décadas , se antes a preocupação era local , como a contaminação de um rio, a desmatamento de uma floresta, hoje temos pela frente escassez de água potável, mudanças climáticas, desabrigados ambientais e o aquecimento global .Frente a isto , busca-se uma nova postura na relação que estabelecemos como nosso planeta.

Procure no google o que desenvolvimento sustentável , e maioria das respostas , irão te orientar que este termo diz que o desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidades de as gerações futuras atenderem a suas próprias necessidades.Mas é aí que reside a insustentabilidade deste termo , resumí-lo a tão pouco .Além da primícia inicial , ainda que temos que levar conta , que este desenvolvimento introduz uma dimensão ética e política que o considere como um processo de mudança social, sendo a consequência disto, o acesso democrático aos recursos naturais e a distribuição equilibrada dos custos deste acesso.

A sociedade sustentável nunca passará de uma utopia infantil, enquanto não buscarmos o equilíbrio entre o social e o ecológico. O desenvolvimento sustentável esta além da ecologia , haja visto que ele se estende em 5 esferas que necessitam de atenção, que são :

  • social : entende-se pela diminuição do abismo entre ricos e pobres , com um distribuição equivalente de bens e rendas.
  • econômica : entende-se pela alocação mais eficaz dos recursos a fim de gerar um fluxo contínuo de investimentos públicos e privados.
  • ecológica:aumento da capacidade de utilização dos recursos,limitação do consumo de combustíveis fósseis e de produtos que são facilmente esgotáveis , além da diminuição da geração de resíduos e de poluição, através da conservação da energia, de recursos e da reciclagem .
  • espacial : entende-se pelo equilíbrio entre as zonas urbana e rurais , afim de obter uma harmonia entre assentamentos urbanos e atividades econômicas .
  • cultural : soluções associadas as raízes culturais de um local ou região, adequadas a melhor alocação de recursos .
As duas palavras chaves de desenvolvimento sustentável são necessidade, que deve suprir as necessidades essenciais da grande parcela pobre mundial, e a outra é limitação, que é a noção que o atual estágio do desenvolvimento tecnológico impõem sobre o meio ambiente, impedindo-o de atender às necessidades do presente e muito menos das gerações futuras .

Continue lendo...